Por Fernando Luiz Costa
Definidos os semifinalistas da Copa Rio. Nenhuma zebra apareceu no caminho. Elas foram devidamente abatidas na última rodada. Sendo assim, e antes que o Ibama venha me pedir mais esclarecimentos sobre essa história, vamos as análises das equipes classificadas.
Vasco – Primeiro lugar do grupo A. 100% de aproveitamento e uma goleada na última rodada. De São Januário saiu o verdadeiro Expressinho das Vitórias, só que agora modelo 2009. Tem ar-condicionado, trio-elétrico, air-bag, mas tem, principalmente, um maquinista inteligente. Dorival Júnior foi importante. Chegou e conseguiu criar um padrão tático e esquema de jogo para os rapazes da colina. E, a reboque, veio a coisa mais importante e que tem que durar o ano todo: Confiança! Ok. Eu sei que a maioria dos jogadores de hoje não esteve naquela equipe cabisbaixa no final do ano passado. Mas chegar ao clube e sentir o peso da responsabilidade para a temporada, poderia ter abatido até o mais experiente. Se abateu, agora ficou no passado. O Caldeirão ferveu com um futebol convincente e o Maracanã presenciou 2 vitórias merecidas diante de eternos rivais (Botafogo e Flamengo) que credenciaram o Vascão como melhor time do campeonato. Se não em pontos, pelo menos em futebol jogado.
Fluminense – Segundo lugar do grupo A. Como eu disse anteriormente, o técnico também fez a diferença no tricolor. René Simões é, também, um cara inteligente. Porém, ele não se chama Carlos Alberto Parreira. O Flu inconstante do primeiro turno, virou o Fluzão Guerreiro do segundo. Uma série de viradas é a prova da determinação do time das Laranjeiras. E Parreira veio para acertar a equipe, que ainda de quebra recebeu de presente, o artilheiro dos desenhos animados. Fred chegou e trouxe consigo o apoio da galera tricolor que não se via totalmente realizada somente com Thiago Neves. Ajustes ainda precisam ser feitos, principalmente no sistema defensivo. Porém, se for na vontade e, ainda assim, o adversário meter um gol de vantagem, os tricolores tem quase que certeza que a virada será questão de tempo.
Flamengo – Primeiro lugar do grupo B. Entre trancos e barrancos, o Mengão conseguiu ser o líder. Sem ganhar um clássico no campeonato, os Rubronegros tiraram vantagem dos confrontos diantes os “times pequenos”. A lição do Resende foi aprendida. Entretanto, Mestre Cuca parece que ainda não encontrou o tempero ideal para o seu primeiro Cozido Campeão. O lateral virou meia-atacante, zagueiros e volantes se perdem fora de posição, o Xodó foi tirar férias no banco de reservas e um salvador barbado e de cabelos compridos apareceu na área marcar os gols que faltavam para o ataque. Um novo Flamengo surgiu. O time joga mal (e de vez em quando até feio), não tem o apoio da torcida que por sua vez nem faz questão de ir aos jogos. Mas como os números não mentem, este novo Flamengo é o time que mais somou pontos no Carioca. Logo, é tão favorito quanto os seus oponentes.
Botafogo – Segundo lugar do grupo B. Os alvinegros deram uma cochilada na Taça Rio. Natural! Já estão classificados para a final, mesmo. Por sorte, sua última partida foi o despertar. Viram que, sim, é possível ser campeão vencendo também o segundo turno. Para isso, será necessário um ataque devastador. E o Fogão tem! São 28 gols marcados por apenas 3 jogadores (Victor Simões com 11, Maicosuel com 10 e Reinaldo com 7) que se tornaram a alma da equipe. Como o Campeão da Taça Guanabara poderia ficar longe dessa disputa? Impossível.
Agora é esperar o final de semana e curtir no sábado Vasco e Botafogo e no domingo o Fla Flu decisivo. Tudo, logicamente, com a melhor e mais engraça cobertura na rádio do Tesão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordou?? Diga. Discordou? Manda o sapato!